- 28 / Jun / 2022
Qual a diferença entre guindaste e munck
Você já se perguntou qual a diferença entre guindaste e munck?
Esses dois modelos de equipamento, tão utilizados em canteiros de obras e na indústria, têm funções parecidas em alguns aspectos, por isso vez ou outra surge essa dúvida.
Para conhecer mais sobre cada uma dessas máquinas e a diferença entre elas, trouxemos este artigo para que você possa entender da melhor forma possível.
Acompanhe!
O QUE É GUINDASTE?
O caminhão-guindaste é um equipamento feito para lidar com cargas pesadas, seja para erguer, baixar ou movê-las. Sua capacidade de carga varia de acordo com o modelo.
O guindaste é composto de uma torre equipada com cabos e roldanas. É muito utilizado na construção civil e na indústria de equipamentos pesados.
Este modelo de caminhão possui também grande mobilidade e capacidade para realizar operações complexas que exigem um equipamento mais potente.
Outro ponto positivo está na variedade de caminhões-guindaste. Dentre os modelos estão:
• Poliguindaste – utilizado para içar caçambas estacionárias (coletoras de entulho);
• Guindaste telescópio – possui um braço com movimentação em 360º e base fixa; e
• Guindaste articulado – próprio para içar a carga, movimentá-la ou transportá-la na carroceria.
O QUE É MUNCK?
O caminhão munk, também conhecido como caminhão guindauto, é uma máquina com desenvolvimento hidráulico bastante utilizada para carregar e transportar outros equipamentos pesados, além de outras máquinas de grande porte.
Esse tipo de caminhão é composto de um braço hidráulico articulado com um gancho que permite realizar carga e descarga de outros caminhões. Assim ele era utilizado inicialmente, porém, com a evolução da tecnologia, o caminhão munck se adaptou às necessidades do mercado da construção e evoluiu com o passar do tempo.
O uso mais habitual deste equipamento está na movimentação de cargas como módulos termoacústicos, também dando apoio no processo de instalação de estruturas metálicas, como o Light Steel Frame, ou ainda no transporte de cargas de concreto.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE GUINDASTE E MUNCK?
Existe uma diferença principal entre estes dois caminhões. Os guindastes são uma máquina muito mais tecnológica: eles possuem computadores de bordo que podem ser configurados para realizar serviços de alta complexidade. Esses computadores podem calcular altura, peso e até mesmo a distância necessária para elevar determinada carga.
Existem guindastes capazes de içar pesos inacreditáveis. Utilizados mundialmente, sobretudo em operações de petróleo, os guindastes gigantes são extremamente tecnológicos e pensados para atuar em uma única missão.
Chegando a pesar cerca de 3 mil toneladas em 80 metros de altura em um raio de 12 metros, ele é considerado o maior guindaste do mundo por diversos especialistas. O Liebherr LTM 11200-9.1 possui também a mais longa grua telescópica do mundo.
Já o caminhão munck não dispõe da mesma tecnologia de um guindaste e não eleva cargas a grandes alturas. Com ele é possível transportar outras máquinas pesadas e movê-las por meio de braços mecânicos.
Cada modelo possui, de acordo com seu fabricante, a capacidade máxima de carga a ser transportada, e é imprescindível respeitar os limites descritos para prevenir acidentes durante o manuseio.
QUAIS OS SERVIÇOS MAIS REALIZADOS POR ELES
Em construções altas, como as de grandes edifícios, o uso do guindaste é bastante comum. Com este equipamento é possível elevar material e cargas a uma altura superior a de uma escada ou outro maquinário.
O guindaste pode ser utilizado também em operação conjunta com caminhão munck no carregamento de containers marítimos, por exemplo, na qual o munck faz o transporte até o porto e o guindaste iça o módulo até o navio.
Já o caminhão munck é uma excelente opção no carregamento e transporte de outras máquinas que não necessitem de um equipamento do porte do guindaste. É muito útil no auxílio de instalações de postes e redes elétricas comuns, pois não necessitam de um caminhão complexo como o guindaste para executar esse tipo de serviço.
O munck também atua no transporte e na movimentação de cargas relacionadas à área de construção civil, nas usinas e indústrias, além de outras atividades que envolvam manuseio de materiais pesados, como concreto, módulos metálicos etc.
Porém, é importante salientar que o munck tem como objetivo a elevação de cargas, não sendo capaz de arrastá-las. Ele transporta volumes em sua carroceria e os movimenta de um lado para o outro, no caso de carga e descarga, mas ele não pode ser utilizado para arrastar esses volumes.
O caminhão munck é bastante versátil, possui agilidade mesmo sendo uma máquina pesada. Por isso, tende a ser um maquinário muito utilizado em diversos tipos de serviços da construção civil.
O aluguel do equipamento possui a vantagem de ser mais fácil e ágil do que a aquisição, seja de munck ou de guindaste, além de ser uma opção mais acessível, já que, por meio do aluguel, é possível contratar uma variedade maior de máquinas com um só investimento. Além disso, dispensa a burocracia exigida por lei ao comprar esse tipo de equipamento.